Qual é o futuro da antena parabólica?
O Brasil segue avançando no desenvolvimento de novas tecnologias e o 5G está vindoem um movimento já iniciado pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), com o edital das frequências que serão leiloadas para instalação da tecnologia. Uma dessas faixas de frequência é a de 3,5GHz, muito próxima da Banda C, usada no Brasil para disponibilizar o conteúdo de TV aberta via satélite no sistema conhecido como TVRO.
O que ocorre é que se os dois serviços (5G e Banda C) ocuparem a mesma faixa, é possível que existam interferências, prejudicando o funcionamento de ambas as tecnologias. Por isso, as operadoras que ganharem o leilão do 5G precisarão migrar os atuais serviços e clientes da Banda C para a Banda Ku, sendo esta última uma nova faixa de frequência localizada entre 10,7 GHz e 18 GHz.
1) O processo de migração para Banda Ku não está totalmente definido e deverá ser estabelecido nos próximos meses;
2) Durante o processo de migração, o sinal TVRO estará simultaneamente disponível na Banda C e na Banda Ku, pelo prazo de até 18 (dezoito) meses a contar da disponibilização dos sinais das emissoras em banda Ku, e poderá ser prorrogado por decisão do GAISPI até 31/12/2025;
3) Enquanto as emissoras de TV mantiverem o sinal aberto na Banda C e não for instalada uma antena de 5G próxima da antena parabólica Banda C do cliente, o serviço continuará disponível normalmente.
4) O edital prevê, também, que beneficiários do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal devem receber kits de migração compostos de receptor, antenas e acessórios. Todos os demais clientes precisarão providenciar os equipamentos necessários para realizar a migração para a Banda Ku”.
Antenas UHF HDTV:
As antenas digitais terrestres (UHF HDTV), captam sinal de canais abertos locais com imagem digital SD e em alta definição HD. A correta instalação, proporcionará não só uma grade de canais maior, mas também imagens firmes sem congelamentos.
Para captação destes canais em televisores antigos, faz-se necessário a inclusão de conversores externos. A grade de canais será diferente de uma localidade para outra, pois dependerá da potência do sinal recebido em cada região.
Trabalhamos com equipamentos de ponta, para captação do melhor nível de sinal no local. E caso seja necessário, poderá haver a integração de amplificadores ou boosters.
Antenas offset:
As minis ou pequenas antenas parabólicas são chamadas de offset, sendo muito usadas em TVs por assinatura e para captação de diversos canais via satélite.
Com a chegada do 5G, serão muito usadas para captação do sinal para TVRO – TV aberta via satélite, no lugar das grandes antenas parabólicas.
Instalamos, vendemos, apontamos e executamos a manutenção destas antenas, bem como seus demais itens integrados, cabeamento, conectorização, troca de lnbs...
Apontamento para qualquer satélite com visada. Possuímos o equipamento necessário, bem como a experiência e o conhecimento, para o ajuste fino que proporcionará o maior nível de sinal captado por sua antena. Incluímos o lnb carona ou kit carona em sua antena, possibilitando o acesso ao sinal de dois satélites numa única antena.
Antenas parabólicas:
Com a evolução da parabólica, é possível a captação de canais regionais, educacionais, religiosos, esportivos e de entretenimento, com imagens digitais SD e HD. Entretanto, estas antenas não serão usadas para fins residenciais, devido a interferências do 5G. Porém, elas ainda funcionarão por alguns anos, enquanto esta nova tecnologia é implantada.
Conseguimos a captação de canais de diversos satélites numa única antena, desde que tenhamos o equipamento e conhecimento necessário. É possível a inclusão de mais lnbf na mesma antena, aumentando assim a quantidade de canais captados, sejam nacionais e até internacionais.
Executamos a instalação, venda, manutenção e apontamento de antenas parabólicas para diversos satélites.
Antenas coletivas:
As antenas coletivas digitais, podem ser integradas por canais captados pela antena UHF HDTV - Digital terrestre, bem como por antenas parabólicas e offset. Além de ser possível, a integração de canais do CFTV – circuito fechado de TV = câmeras de segurança.
Faz-se necessário uma vistoria no local, para a inclusão ou manutenção da antena coletiva, seja em condomínio, clínicas, empresas etc. O motivo desta visita técnica (vistoria), será para averiguar as condições no local para captação destes canais, bem como estudar o melhor local para fixação e apontamento destas antenas, bem como, a distribuição do sinal equalizado, para todas as unidades.
Atendimento para condomínios, pousadas, hotéis, clínicas, hospitais e onde for necessário.