Qual é o futuro da antena parabólica?
O Brasil segue avançando no desenvolvimento de novas tecnologias e o 5G está vindoem um movimento já iniciado pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), com o edital das frequências que serão leiloadas para instalação da tecnologia. Uma dessas faixas de frequência é a de 3,5GHz, muito próxima da Banda C, usada no Brasil para disponibilizar o conteúdo de TV aberta via satélite no sistema conhecido como TVRO.
O que ocorre é que se os dois serviços (5G e Banda C) ocuparem a mesma faixa, é possível que existam interferências, prejudicando o funcionamento de ambas as tecnologias. Por isso, as operadoras que ganharem o leilão do 5G precisarão migrar os atuais serviços e clientes da Banda C para a Banda Ku, sendo esta última uma nova faixa de frequência localizada entre 10,7 GHz e 18 GHz.
1) Durante o processo de migração, o sinal TVRO estará simultaneamente disponível na Banda C e na Banda Ku, pelo prazo de até 18 (dezoito) meses a contar da disponibilização dos sinais das emissoras em banda Ku, e poderá ser prorrogado por decisão do GAISPI até 31/12/2025;
2) Enquanto as emissoras de TV mantiverem o sinal aberto na Banda C e não for instalada uma antena de 5G próxima da antena parabólica Banda C do cliente, o serviço continuará disponível normalmente.
3) O edital prevê, também, que beneficiários do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal devem receber kits de migração compostos de receptor, antenas e acessórios. Todos os demais clientes precisarão providenciar os equipamentos necessários para realizar a migração para a Banda Ku”.
TVRO: Television receive-only
Somente recepção de televisão é um termo usado principalmente na América do Norte, e agora na América do Sul para se referir à recepção de televisão por satélite de satélites do tipo FSS, geralmente em banda C analógica; free-to-air (grátis através do ar) e não conectado a um provedor DBS comercial. A migração da banda C para a banda Ku, visa exterminar interferências do 5G na transmissão e recepção dos canais.
Antenas parabólicas:
Com a evolução da parabólica, é possível a captação de canais regionais, educacionais, religiosos, esportivos e de entretenimento, com imagens digitais SD e HD. Entretanto, estas antenas não serão usadas para fins residenciais, devido a interferências do 5G. Porém, elas ainda funcionarão por alguns anos, enquanto esta nova tecnologia é implantada.
Conseguimos a captação de canais de diversos satélites numa única antena, desde que tenhamos o equipamento e conhecimento necessário. É possível a inclusão de mais lnbf na mesma antena, aumentando assim a quantidade de canais captados, sejam nacionais e até internacionais.
Executamos a instalação, venda, manutenção e apontamento de antenas parabólicas para diversos satélites.